EEEFMPP Maria do
Carmo de Miranda - Ensino Médio/Modalidade Normal
Disciplina: Educação Infantil –
Professora: Maria Zilma Andrezza – 4ª ano/2014
1. O que é natureza e sociedade?
A partir dos 4 anos é preciso educar as crianças
para a curiosidade
Explorar o entorno e acompanhar o desenvolvimento
de plantas e animais são aprendizagens do eixo natureza e sociedade na
pré-escola.
Na Educação Infantil, natureza e sociedade
corresponde ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Entre 4 e 5
anos as crianças são capazes de dar explicações mais elaboradas e menos
fantasiosas (mesmo que ainda distantes da explicação científica formal) para os
fenômenos naturais - como a diferença entre o dia e a noite, por exemplo - e da
sociedade em que vivem. Atividades de exploração dos espaços, do ambiente e as
investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura são
imprescindíveis para que os pequenos sejam educados para a curiosidade.
A partir dos 4 anos, as crianças começam a pensar a
partir de evidências. Isso significa que algumas experiências do cotidiano
levam os pequenos a formar esquemas de percepção que os ajudam a antecipar o
que é natural que ocorra em várias situações da rotina. Aos poucos, a criança
passa a identificar a distribuição usual de alguns objetos no espaço e também a
sucessão temporal que caracteriza essas situações - como encontrar a escova de
dente no banheiro e colocar a pasta na escova antes de começar a escovação, por
exemplo.
Se as atividades constantemente repetidas na rotina
são fundamentais para dar segurança às crianças, é igualmente importante
oferecer a elas situações de exploração e investigações controladas e guiadas
por você, que permitam a participação ativa de todos. Só assim os pequenos vão
desenvolver novas aprendizagens e adquirir novos conhecimentos sobre o mundo,
que vão além dos hábitos aprendidos nas atividades do eixo de identidade e
autonomia (leia o roteiro didático sobre este eixo de aprendizagem na creche).
Por isso, na rotina da Educação Infantil, estimule
que as crianças vivenciem e interajam com os espaços e os objetos, sozinhos e
sob a sua orientação. Responda às perguntas feitas pelos pequenos com clareza e
instigue os momentos de pesquisa, com a elaboração de problemas simples, que
possam ser resolvidos. Atividades de misturas e análise de objetos são muito
bem vindas, assim como a convivência em diferentes espaços, observando as
características de plantas e de animais. Mas somente isso não basta. Também é
no eixo natureza e sociedade que se desenvolvem noções de respeito e
valorização da diversidade étnica e cultural.
A especificidade do trabalho na pré-escola
Quando chegam à pré-escola, as crianças normalmente
já sabem se comunicar oralmente. Dos 2 aos 6 anos, o vocabulário praticamente
dobra a cada ano e a pronúncia das palavras evolui consideravelmente. Isso
contribui para que elas consigam atribuir explicações cada vez mais lógicas
para os fenômenos cotidianos e desenvolvam as aprendizagens contempladas no eixo
natureza e sociedade.
Vale lembrar, que o termo "lógica" para a
criança, tem um significado diferente da lógica do adulto. A criança tem uma
maneira muito peculiar de entender o mundo e, à medida que cresce, tem acesso a
novas informações e experiências e esquece seu antigo modo de pensar -
reformula suas hipóteses.
Já no primeiro ano de vida, o bebê adquire certa
noção de abstração. Ele começa a perceber que os objetos ao seu redor existem
independentemente da possibilidade de enxergá-los. Este é o chamado conceito de
permanência dos objetos. Com a aquisição da linguagem, a criança acessa o
território do simbólico: quando uma palavra, uma expressão corporal ou um
desenho representam um objeto ou conceito e, com base na associação de alguns
deles, cria-se uma idéia.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, "na pré-escola, os pequenos devem saber como observar
fenômenos constantes e esporádicos, distinguir luz e sombra, quente e frio,
liso e áspero, escolher critérios de classificação dos objetos, contemplar
modelos e reconhecer materiais diferentes". Organizar brincadeiras,
experiências, problemas que possam ser investigados e jogos que envolvam
conhecimentos relacionados à natureza, à cultura e às tradições são atividades fundamentais
para as crianças de 4 e 5 anos.
2. Por que trabalhar natureza e sociedade?
Noções sobre a vida em sociedade ajudam a compensar
desigualdades sociais e culturais
As atividades de pesquisa e investigação ajudam a
educar as crianças para a curiosidade. A capacidade de observação e a
curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas
crianças para que elas questionem os "comos" e os "por
quês" dos fenômenos do mundo.
"Vivemos em nosso cotidiano sem entendermos
quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o mecanismo que gera a luz solar e
que torna a vida possível, sobre a gravidade que nos cola a uma Terra que, de
outro modo, nos projetaria girando para o espaço, ou sobre os átomos de que
somos feitos e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Com exceção
das crianças (que não sabem o suficiente para não fazerem as perguntas
importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar por que é que a
natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve; se um dia o
tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as causas; ou se haverá
limites definidos para o conhecimento humano". (Introdução de Carl Sagan
para o livro "Breve História do Tempo", do físico Stephen Hawking).
Conhecer diferentes culturas, respeitar (e
valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais e sociais - dentro e
fora da escola, assim como compreender como se dão esses fenômenos na natureza
são aprendizagens que contribuem decisivamente para que os pequenos tenham um
bom desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino Fundamental. Um bom
trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele que ajuda as
crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e relacioná-los às novas
experiências estimuladas na pré-escola.
As noções sobre a vida em sociedade contribuem para
que as crianças compensem desigualdades sociais e culturais desde cedo. Uma das
suas principais tarefas nessa fase é ajudar os pequenos a se adaptar ao meio.
Isso significa trabalhar tanto a relação da criança com as outras pessoas
quanto com o meio físico no qual se dá o seu desenvolvimento. Quando a criança
pode conhecer e, principalmente, atuar sobre os fenômenos, ela compreende que
as pessoas vivem em espaços e tempos determinados, e seguem normas
estabelecidas entre si ou impostas pela natureza.
Simone Rosana Rodrigues/Galdino Ramos Simoes -
Postado em 14/10/2011 18:05:12
A melhor maneira de trabalhar natureza e sociedade
com as crianças é aguçando o seu interesse para determinados assuntos por
exemplo: se for pesquisar sobre animais trazer para sala de aula vídeos, fotos
de diversos animais, gravar em mp4 sons de animais e pedir para que eles
identifiquem, podemos fazer uma infinidade de atividades que tornem as aulas
mais interessante, é fazer com que a criança pesquise e busque, sem darmos a
elas o saber pronto.
3.1. A vida
em sociedade
Incentive os pequenos a compreender a lógica da
convivência social e suas regras
As brincadeiras e a exploração do entorno ajudam as
crianças a compreender regras e hábitos da vida em sociedade.
Quando chega à pré-escola, a principal referência
que a criança tem para construir sua visão de mundo ainda é o próprio corpo em
movimento. Na convivência com os colegas e com base nas experiências vividas,
ela amplia sua visão - passa a se identificar não apenas com o próprio corpo,
mas se vê em relação ao corpo do outro e ao meio em que vive.
As regras e hábitos de convívio desenvolvidos no
eixo de identidade e autonomia desde os primeiros anos na creche (leia o roteiro didático sobre esse eixo de aprendizagem
são aprimorados na pré-escola para que todos compreendam a lógica da vida
social. Até os 5 anos, as crianças aprendem que há normas acordadas entre as
pessoas de um mesmo grupo ou de grupos diferentes e que há regras que
independem da vontade humana, pois são impostas pela própria natureza.
Para que compreendam essas normas da convivência em
sociedade, temas como o trabalho, as profissões, o vestuário, as celebrações, a
educação ambiental e as histórias de vida das crianças e das suas famílias
devem compor projetos, brincadeiras e atividades na rotina da pré-escola. Por
isso, é fundamental que você organize os ambientes para que as crianças
brinquem muito, pratiquem o faz de conta e entrem em contato com aspectos de
diferentes culturas.
Somente quando intervêm ativamente nas mais
variadas situações - exploram os espaços, transformam objetos e se comunicam
entre si e com outras pessoas - as crianças desenvolvem essas aprendizagens. Os
novos conhecimentos adquiridos pela criança implicam reforçar vínculos já
estabelecidos, criar novos e ainda estabelecer uma sensação de pertencimento,
que leva ao respeito e ao interesse por novas vivências.
Conte com o apoio da família para que as crianças
coloquem em prática as descobertas vividas na pré-escola. Você pode organizar
um registro das experiências das crianças e compartilhar com os pais
periodicamente - nas reuniões ou em conversas rápidas na chegada ou saída das
crianças da pré-escola. Oriente-os para que respondam objetivamente as dúvidas
dos pequenos e dê o exemplo. Se a criança tem um colega com deficiência
intelectual na sala, por exemplo, e pergunta "por que ele ainda não
fala?", jamais responda que "o colega tem um problema". Explique
claramente que ele tem uma deficiência e que ainda não é capaz de falar, porque
seu ritmo de aprendizagem é mais lento. Lembre também que a ajuda da criança é
muito importante para que o seu colega também aprenda. Esse tipo de atitude
estimula o respeito à diversidade e a eliminação de inúmeras barreiras.
Quando
trabalhar - A vida em sociedade
Preveja
atividades diárias para que as crianças se relacionem com outras pessoas
Todos os
dias na rotina da pré-escola, as crianças precisam ter oportunidades de
interagir com adultos e com outras crianças, de diferentes idades. Organize
rodas de conversa diárias para que todos compartilhem novidades e torne os
momentos de brincadeiras nas áreas externas propícios para novos contatos.
As
crianças de 4 anos estabelecem relações entre o modo de vida característico do
seu grupo social e o de outros grupos. Elas também participam de projetos de
pesquisa sobre as brincadeiras e hábitos de povos de outras épocas e de outras
civilizações. A duração de cada projeto pode variar de acordo com os conteúdos
trabalhados com a turma (saiba como trabalhar projetos de natureza e sociedade
no item 5.3). Passeios periódicos nos arredores da
pré-escola também podem ser coordenados por você, para que todos analisem o
ambiente e comparem as mudanças das pessoas que ali vivem em relação ao uso dos
espaços. Fotos antigas ou outros registros que ajudem nessa comparação são bons
instrumentos para essa tarefa.
Para as
crianças de 5 anos, vale reforçar as atividades já realizadas com a turma de 4,
mas com ênfase na capacidade de elaboração de explicações mais lógicas para os
fenômenos sociais. Um projeto que contribua para que as crianças reflitam sobre
a permanência de hábitos e mudança de costumes em outras épocas da sociedade em
que vivem, feito com base em entrevistas e relatos de parentes, pode ser um bom
mote de trabalho. Rodas de leitura, momentos de pesquisa e produções de texto
coletivas também são boas atividades. A turma também pode aproveitar os
passeios fora da pré-escola para observar as características das construções e
as ações do homem para transformar o ambiente.
3.2.Valorização
de diferentes culturas e tradições
Quando as crianças pesquisam outras culturas
conhecem contextos diferentes e ampliam seu universo de representações
A pesquisa e as rodas de leitura sobre diferentes
culturas contribuem para a aprendizagem dos pequenos. Ao mesmo tempo em que
compreendem a lógica da vida em sociedade, as crianças precisam conhecer
diferentes tradições e aspectos da cultura. Depois dos 3 anos, as brincadeiras
de imitação dos fazeres adultos são bastante significativas e precisam ser
estimuladas na rotina da pré-escola. Explore esses momentos para trabalhar
temas relacionados a manifestações culturais - no "baú de fantasias"
da turma inclua trajes de diferentes épocas e lugares, ou organize cantinhos
das nações (gregos, brasileiros, africanos etc.) na sala de atividades, por
exemplo.
Nessa etapa da Educação Infantil, orientar
atividades de pesquisa sobre as diferentes culturas também é muito importante.
Você pode coordenar rodas de leitura, elaborar jogos, acompanhar as crianças em
pesquisas no computador e em entrevistas com adultos e outras crianças de diferentes
idades. Atividades de observação e de registro coletivo dos estudos realizados
pela turma mostram, desde cedo, procedimentos de investigação e contribuem para
as aprendizagens acerca dos hábitos e costumes de diferentes povos - o que será
desenvolvido posteriormente, nas disciplinas de História e Geografia no Ensino
Fundamental.
Danças típicas, festas da comunidade, gastronomia,
lendas, crenças, moda, formas de organização social e a moradia de outros povos
são alguns temas frequentes nas turmas de 4 e 5 anos.
Quando
trabalhar - Valorização
de diferentes culturas e tradições
Vivenciar
diferentes papéis no dia a dia da pré-escola ajuda a perceber a riqueza da
diversidade
Se na
rotina da pré-escola as crianças são levadas a pensar sobre as diferentes
formas de organização social, sobre os hábitos, costumes e tradições de vários
grupos de pessoas, cabe a você possibilitar que os pequenos vivenciem
diferentes papeis e ampliem seu repertório.
Para o
dia a dia, organize os cantos da sala de atividades com fantasias, brinquedos e
cenários que remetam a diferentes culturas. A cada mês você pode renovar os
cantinhos e inserir novas propostas, de acordo com as aprendizagens da turma. É
muito importante que as crianças experimentem situações variadas: trabalhem com
brincadeiras de outras épocas, tenham acesso a alimentos de diferentes
culturas, analisem os trajes e o modo de vida de diferentes nações.
No
calendário anual também é possível desenvolver alguns projetos tendo datas
comemorativas como inspiração. Dedicar o mês de abril para estudar as tradições
de diferentes tribos indígenas ou realizar um projeto sobre as danças típicas
de cada região do Brasil no mês de agosto podem ser boas estratégias de
planejamento - mas atenção para evitar os clichês na abordagem desse tema.
Ofereça espaço para que as crianças pesquisem e proponha perguntas que
despertem o interesse da turma. Com essas ações as crianças de 4 e 5 anos
compreendem a própria cultura e comparam-na com outras, sempre em uma
perspectiva de valorização da diversidade.
3.3.
Exploração do entorno
Conhecer a localização das pessoas e dos objetos de
uso cotidiano para desenvolver a noção de espaço
A exploração dos objetos e dos espaços do entorno
ajudam as crianças a formular as primeiras noções de espaço. Ao explorar
espaços e objetos na pré-escola, a criança aprende que nada é isolado e que os
sistemas naturais e sociais estão intimamente relacionados. Estudar ambientes e
contextos de vida variados faz com que os pequenos ampliem sua visão de mundo.
Quanto mais eles conhecem espaços diferentes de onde vivem, o mundo se torna
mais acessível e funcional - as crianças conhecem a diversidade cultural e
começam a estabelecer comparações entre sua cultura, seu lugar e o do outro.
Algumas atividades possíveis na rotina da
pré-escola propiciam que as crianças aprendam a se orientar e possam explorar
os espaços da escola. Até os 5 anos, é importante que elas dominem a
localização das pessoas (onde fica a professora, a merendeira, a diretora), dos
espaços da pré-escola (a cozinha, os banheiros, a enfermaria, a sala de leitura
etc.) e dos objetos habituais (canecas, escovas de dente, brinquedos, livros).
Estimule que façam perguntas cada vez mais complexas e ofereça boas respostas.
Incentive também os momentos de pesquisa, de conversa com a turma e não deixe
de apresentar imagens de outros espaços e objetos que ainda não são comuns no
dia a dia das crianças para que elas se familiarizem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação
Infantil da Prefeitura de São Paulo, é "a partir de sua interação com os
objetos e mediada pelo convívio com as outras pessoas, por informações
veiculadas através dos meios de comunicação e por imagens que capta
visualmente, que a criança elabora noções onde se misturam a fantasia, o pensamento
mágico e algumas tentativas de formulação lógica". Por isso, quanto mais
oportunidades os pequenos tiverem de exploração e experimentação organizadas e
mediadas pelo professor, maiores são as chances que eles têm de ressignificar
as próprias hipóteses. E é assim que, aos poucos, as crianças constroem e
ampliam seus conhecimentos científicos.
Para estimular essas situações, uma opção é
organizar cantos variados para as brincadeiras nas salas de atividades. Planos
de trabalho que envolvam a construção, a experimentação e a investigação de
situações de observação e análise de determinado fenômeno, organizadas pelo
professor na sala de atividades ou no parque são muito bem vindas. E não se
esqueça de envolver as crianças nesse processo. A participação delas é
importante para que aprendam a conservar os materiais de uso coletivo e
individual. No eixo natureza e sociedade é fundamental que todos interajam com
ambientes variados e com as pessoas que neles habitam.
Assista ao vídeo "Pensamento Infantil - A noção de espaço"
Exploração
do entorno
A rotina
contempla atividades de transformação de materiais e análise das mudanças no
ambiente
Atividades
de exploração estão presentes todos os dias na rotina da pré-escola. Para as
turmas de 4 e 5 anos, trabalhe as diferentes propriedades dos objetos e suas
possibilidades de transformação, com níveis progressivos de dificuldade. Nos
planos de trabalho, elabore experiências com misturas de materiais (água e óleo
ou água e areia, por exemplo) e instigue os pequenos a perceber as diferenças
de forma, cor e gosto. Momentos diários de contato com livros fazem com que as
crianças adquiram comportamentos leitores (mesmo que ainda não saibam ler).
Alterne contações de histórias feitas por você a momentos em que os pequenos
possam explorar os exemplares livremente.
Para
orientar a exploração dos espaços, confira pequenas responsabilidades às
crianças de 4 e 5 anos para que ajudem a organizar as salas da pré-escola e
aprendam a encontrar e guardar objetos de uso constante e comum - brinquedos,
canecas, materiais de higiene etc. Vale, também, organizar passeios pelos
outros espaços da escola e também pelo bairro ou outros espaços da cidade
algumas vezes no ano. Análises das mudanças no clima, das moradias e das
transformações no meio ambiente são estimuladas por você e apoiadas por
registros feitos em grupo, imagens e outros materiais.
3.4.
Observação de fenômenos naturais
Propor experiências instigantes leva à reelaboração
de hipóteses e favorece explicações cada vez mais lógicas
Algumas brincadeiras ao ar livre contribuem para
que os pequenos observem os fenômenos da natureza. A partir dos 2 anos de
idade, em média, as crianças começam a incorporar algumas noções de direção e
de orientação espacial como dentro/fora, no alto/embaixo, direita/esquerda,
desde/até ou dia/noite. Compreender os fenômenos naturais implica, em primeiro
lugar, a elaboração dos conceitos de tempo (duração, sucessão e ritmos) e de
espaço, que são especialmente trabalhados na pré-escola - embora sejam revistos
ao longo de toda a vida, de acordo com as experiências que vivemos e que
caracterizam o ritmo de cada um de nós.
O processo de construção dessas noções de tempo se
desenvolve na medida em que a criança percebe que alguns fenômenos são alheios
à nossa vontade e têm ritmos próprios. E é na interação com outros parceiros
mais experientes, como você ou as outras crianças, que os pequenos passam a
refletir sobre esses fatos, fenômenos naturais ou situações sociais observadas,
para então elaborar ideias sobre eles.
É importante lembrar que o trabalho com os
fenômenos naturais deve ir além da mera contemplação ou observação factual. De
acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura
de São Paulo, trabalhar com situações que envolvam o conceito de transformação
(culinária, misturas, mudanças de estado da matéria), características da Química,
assim como questões relacionadas ao movimento, às tecnologias e à produção de
energia, relacionadas à Física, podem ser desenvolvidas em planos de trabalho e
em projetos desde a pré-escola - adequando-se os conteúdos às possibilidades
das crianças, sem deixar de propor atividades desafiadoras.
Diz o documento: "brincar com sombra,
descobrir se um objeto flutua ou não e criar teorias sobre isso, deslocar
objetos em superfícies planas e inclinadas variando a velocidade e observando
os resultados são bons exemplos de atividades que devem ser realizadas na
Educação Infantil para mediar a apropriação do conhecimento científico pelas
crianças".
Assista aos vídeos:
Observação de fenômenos naturais
Proponha
projetos que possibilitem formular hipóteses e aprender procedimentos de
pesquisa
De acordo
com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São
Paulo, "a apropriação de conhecimentos elaborados pelas ciências naturais
e sociais envolve a aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos que
constituem práticas culturais de indagar, selecionar e elaborar conhecimentos
que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias entre
as pessoas".
Por isso,
na observação e investigação sobre os fenômenos da natureza é fundamental
estruturar atividades de análise e de pesquisa, em que as crianças possam usar
os conhecimentos que já têm para expor hipóteses e reformulá-las com base em
novas aprendizagens. Um dos objetivos deste trabalho é que os pequenos
incorporem alguns procedimentos de pesquisa e registro científico desde cedo e
consigam responder às situações-problema propostas com explicações lógicas.
Invista
em experiências variadas no dia a dia da pré-escola, em ambientes fechados
(como estudar as mudanças de estado físico, no plano de trabalho 5.2.6) ou ao ar livre (como na
experiência de trabalho com o vento, no item 8.6 deste roteiro) e elabore projetos que
demandem o acompanhamento dos alunos - como a construção de um terrário (item 8.5) para observação do desenvolvimento das
plantas e do ciclo de vida de pequenos animais.
Atividades
que envolvam a percepção das mudanças no próprio corpo também são desejáveis na
rotina. Estimule que os pequenos compartilhem gostos e descobertas ao comparar as
próprias alturas, o crescimento dos cabelos ou os alimentos favoritos de cada
um.
3.5.
Acompanhar o desenvolvimento de animais e plantas
Investigar os animais e observar o crescimento das
plantas conduz a descobertas importantes
Registrar as observações é importante para
acompanhar o ciclo de vida de animais e plantas
Curiosidade e observação são palavras-chave para
garantir as aprendizagens no eixo natureza e sociedade ao longo da pré-escola.
Regar plantas e acompanhar seu crescimento, analisar o trabalho das formigas no
jardim da escola ou, ainda, cuidar de uma mascote da turma são algumas das
atividades desejáveis para as crianças de 4 e 5 anos.
O estudo dos seres vivos, realizado por meio de
procedimentos de coleta de dados, análise e investigação, ajuda a criança a
assumir pequenas responsabilidades e faz com que aprenda a lógica do ciclo de
vida de animais e plantas. É importante que ela consiga comparar diferenças e
semelhanças entre diferentes espécies, estabeleça regularidades para algumas
etapas de desenvolvimento e alguns eventos da vida desses seres e relacione
essas características às necessidades de cuidado e de um hábitat adequado para
a sobrevivência.
Com a sua ajuda, as crianças vão entendendo que o
meio não é apenas o ambiente próximo a elas - a casa, a pré-escola ou o
parquinho. Quando propomos um estudo sobre plantas ou animais, mostramos aos
pequenos que há outras formas de vida e de organização que são diferentes das
nossas no tempo e no espaço, e que essas formas de vida são analisadas com base
em representações que estão intimamente ligadas ao nosso modo de ver o mundo.
Dê a devida atenção às hipóteses apresentadas pelas
crianças e ofereça a elas conteúdos desafiadores sempre. Isso contribui para um
trabalho mais rico, em que o conhecimento e a valorização de diferentes formas
de vida levam a condutas conscientes sobre a necessidade de preservação do
ambiente.
Assista ao vídeo Pesquisa sobre insetos na pré-escola
Acompanhar o desenvolvimento de plantas e animais
Cultivar
espécies ou adotar um bichinho dá origem a atividades de observação e registro
Sequências
de atividades e projetos relacionados à observação de animais e plantas ajudam
as crianças da pré-escola a compreender as regularidades no desenvolvimento dos
seres vivos, a comparar semelhanças e diferenças entre espécies e, por
consequência, aprender noções de cuidado e de preservação. Adotar um animal
como mascote na turma pode originar um bom projeto para estudar o comportamento
dos animais e cuidar deles. Mas uma ação como essa só pode ser desenvolvida em
comum acordo com as famílias das crianças, já que é recomendado fazer um
revezamento para tomar conta do bichinho nos finais de semana.
O
trabalho com as plantas pode ser mais simples e gerar atividades de observação
e de registro diárias. Fazer com que as crianças percebam as plantas que se
desenvolvem no mesmo ambiente que elas e cultivar algumas espécies na sala de
atividades são boas sugestões.
Avaliação
Observe como os pequenos transformam suas hipóteses
com base nas experiências da rotina
Possibilite que as crianças descubram coisas novas
e acompanhe como elas reelaboram as próprias hipóteses depois de investigá-las
melhor
Registrar as atividades realizadas em um caderno,
anotar as descobertas e avanços dos alunos e criar um portfólio dos trabalhos
realizados, com fotografias das experiências vivenciadas pelas crianças são
excelentes meios de avaliar as aprendizagens das crianças no eixo natureza e
sociedade na pré-escola. É certamente uma abordagem mais interessante que a
tradicional ficha de avaliação bimestral ou trimestral com uma lista
simplificada das atividades desenvolvidas e classificações como "muito
bom", "razoável" ou "precisa melhorar". Geralmente,
esse é um tipo de avaliação muito vago para a Educação Infantil.
Na hora de avaliar o que os pequenos aprenderam é
muito importante manter o foco nas conquistas de cada criança. Não se deve
comparar as aprendizagens do João às da Maria como se fossem iguais. Na
pré-escola, o desenvolvimento se dá em ritmos diferentes para cada um e isso
deve ser valorizado. Vale recuperar nos registros quais conhecimentos essas
crianças tinham quando chegaram da creche ou sinalizar quando o primeiro
contato delas com a escola foi aos 4 anos, já na pré-escola.
Você pode ordenar os registros e organizar
perguntas específicas para cada um dos blocos mencionados em "o que
trabalhar" (item 3 deste roteiro): a vida em sociedade, a
valorização de diferentes culturas e tradições, a exploração de objetos e dos
espaços, a compreensão de fenômenos naturais e o contato com diferentes animais
e plantas. Algumas perguntas que podem te ajudar a sistematizar a avaliação
são: a criança é observadora e faz perguntas sobre objetos, situações e
fenômenos observados? Ela fala sobre as experiências vividas no ambiente
familiar? Sabe reconhecer e nomear os animais? Ajuda os colegas a cuidar das
plantas da escola? Reconhece e consegue dar explicações, a seu modo, para os
fenômenos naturais? Essas explicações se tornaram mais lógicas ao longo do ano?
A criança se interessa pelas atividades de pesquisa e de exploração propostas? Vale
lembrar que as aprendizagens das crianças serão mais ricas se você oferecer a
elas boas oportunidades de experimentar e descobrir coisas novas. Tenha isso em
mente na hora de fazer o planejamento anual.
Assistindo o vídeo: Natureza e Sociedade (alunas da 4ª série Magistério 2014)
Excelente texto!!!
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