sábado, 23 de agosto de 2014

NATUREZA E SOCIEDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL

EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda - Ensino Médio/Modalidade Normal
            Disciplina: Educação Infantil – Professora: Maria Zilma Andrezza – 4ª ano/2014

1. O que é natureza e sociedade?
A partir dos 4 anos é preciso educar as crianças para a curiosidade
Explorar o entorno e acompanhar o desenvolvimento de plantas e animais são aprendizagens do eixo natureza e sociedade na pré-escola.

Na Educação Infantil, natureza e sociedade corresponde ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Entre 4 e 5 anos as crianças são capazes de dar explicações mais elaboradas e menos fantasiosas (mesmo que ainda distantes da explicação científica formal) para os fenômenos naturais - como a diferença entre o dia e a noite, por exemplo - e da sociedade em que vivem. Atividades de exploração dos espaços, do ambiente e as investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura são imprescindíveis para que os pequenos sejam educados para a curiosidade.

A partir dos 4 anos, as crianças começam a pensar a partir de evidências. Isso significa que algumas experiências do cotidiano levam os pequenos a formar esquemas de percepção que os ajudam a antecipar o que é natural que ocorra em várias situações da rotina. Aos poucos, a criança passa a identificar a distribuição usual de alguns objetos no espaço e também a sucessão temporal que caracteriza essas situações - como encontrar a escova de dente no banheiro e colocar a pasta na escova antes de começar a escovação, por exemplo.

Se as atividades constantemente repetidas na rotina são fundamentais para dar segurança às crianças, é igualmente importante oferecer a elas situações de exploração e investigações controladas e guiadas por você, que permitam a participação ativa de todos. Só assim os pequenos vão desenvolver novas aprendizagens e adquirir novos conhecimentos sobre o mundo, que vão além dos hábitos aprendidos nas atividades do eixo de identidade e autonomia (leia o roteiro didático sobre este eixo de aprendizagem na creche).
Por isso, na rotina da Educação Infantil, estimule que as crianças vivenciem e interajam com os espaços e os objetos, sozinhos e sob a sua orientação. Responda às perguntas feitas pelos pequenos com clareza e instigue os momentos de pesquisa, com a elaboração de problemas simples, que possam ser resolvidos. Atividades de misturas e análise de objetos são muito bem vindas, assim como a convivência em diferentes espaços, observando as características de plantas e de animais. Mas somente isso não basta. Também é no eixo natureza e sociedade que se desenvolvem noções de respeito e valorização da diversidade étnica e cultural.

A especificidade do trabalho na pré-escola
Quando chegam à pré-escola, as crianças normalmente já sabem se comunicar oralmente. Dos 2 aos 6 anos, o vocabulário praticamente dobra a cada ano e a pronúncia das palavras evolui consideravelmente. Isso contribui para que elas consigam atribuir explicações cada vez mais lógicas para os fenômenos cotidianos e desenvolvam as aprendizagens contempladas no eixo natureza e sociedade.
Vale lembrar, que o termo "lógica" para a criança, tem um significado diferente da lógica do adulto. A criança tem uma maneira muito peculiar de entender o mundo e, à medida que cresce, tem acesso a novas informações e experiências e esquece seu antigo modo de pensar - reformula suas hipóteses.
Já no primeiro ano de vida, o bebê adquire certa noção de abstração. Ele começa a perceber que os objetos ao seu redor existem independentemente da possibilidade de enxergá-los. Este é o chamado conceito de permanência dos objetos. Com a aquisição da linguagem, a criança acessa o território do simbólico: quando uma palavra, uma expressão corporal ou um desenho representam um objeto ou conceito e, com base na associação de alguns deles, cria-se uma idéia.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "na pré-escola, os pequenos devem saber como observar fenômenos constantes e esporádicos, distinguir luz e sombra, quente e frio, liso e áspero, escolher critérios de classificação dos objetos, contemplar modelos e reconhecer materiais diferentes". Organizar brincadeiras, experiências, problemas que possam ser investigados e jogos que envolvam conhecimentos relacionados à natureza, à cultura e às tradições são atividades fundamentais para as crianças de 4 e 5 anos.

2. Por que trabalhar natureza e sociedade?

Noções sobre a vida em sociedade ajudam a compensar desigualdades sociais e culturais
As atividades de pesquisa e investigação ajudam a educar as crianças para a curiosidade. A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo.
"Vivemos em nosso cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, sobre a gravidade que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos projetaria girando para o espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Com exceção das crianças (que não sabem o suficiente para não fazerem as perguntas importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar por que é que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano". (Introdução de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do físico Stephen Hawking).
Conhecer diferentes culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais e sociais - dentro e fora da escola, assim como compreender como se dão esses fenômenos na natureza são aprendizagens que contribuem decisivamente para que os pequenos tenham um bom desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino Fundamental. Um bom trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele que ajuda as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e relacioná-los às novas experiências estimuladas na pré-escola.
As noções sobre a vida em sociedade contribuem para que as crianças compensem desigualdades sociais e culturais desde cedo. Uma das suas principais tarefas nessa fase é ajudar os pequenos a se adaptar ao meio. Isso significa trabalhar tanto a relação da criança com as outras pessoas quanto com o meio físico no qual se dá o seu desenvolvimento. Quando a criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre os fenômenos, ela compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos determinados, e seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela natureza.
Simone Rosana Rodrigues/Galdino Ramos Simoes - Postado em 14/10/2011 18:05:12
A melhor maneira de trabalhar natureza e sociedade com as crianças é aguçando o seu interesse para determinados assuntos por exemplo: se for pesquisar sobre animais trazer para sala de aula vídeos, fotos de diversos animais, gravar em mp4 sons de animais e pedir para que eles identifiquem, podemos fazer uma infinidade de atividades que tornem as aulas mais interessante, é fazer com que a criança pesquise e busque, sem darmos a elas o saber pronto.

3.1. A vida em sociedade
Incentive os pequenos a compreender a lógica da convivência social e suas regras
As brincadeiras e a exploração do entorno ajudam as crianças a compreender regras e hábitos da vida em sociedade.
Quando chega à pré-escola, a principal referência que a criança tem para construir sua visão de mundo ainda é o próprio corpo em movimento. Na convivência com os colegas e com base nas experiências vividas, ela amplia sua visão - passa a se identificar não apenas com o próprio corpo, mas se vê em relação ao corpo do outro e ao meio em que vive.
As regras e hábitos de convívio desenvolvidos no eixo de identidade e autonomia desde os primeiros anos na creche (leia o roteiro didático sobre esse eixo de aprendizagem são aprimorados na pré-escola para que todos compreendam a lógica da vida social. Até os 5 anos, as crianças aprendem que há normas acordadas entre as pessoas de um mesmo grupo ou de grupos diferentes e que há regras que independem da vontade humana, pois são impostas pela própria natureza.
Para que compreendam essas normas da convivência em sociedade, temas como o trabalho, as profissões, o vestuário, as celebrações, a educação ambiental e as histórias de vida das crianças e das suas famílias devem compor projetos, brincadeiras e atividades na rotina da pré-escola. Por isso, é fundamental que você organize os ambientes para que as crianças brinquem muito, pratiquem o faz de conta e entrem em contato com aspectos de diferentes culturas.
Somente quando intervêm ativamente nas mais variadas situações - exploram os espaços, transformam objetos e se comunicam entre si e com outras pessoas - as crianças desenvolvem essas aprendizagens. Os novos conhecimentos adquiridos pela criança implicam reforçar vínculos já estabelecidos, criar novos e ainda estabelecer uma sensação de pertencimento, que leva ao respeito e ao interesse por novas vivências.
Conte com o apoio da família para que as crianças coloquem em prática as descobertas vividas na pré-escola. Você pode organizar um registro das experiências das crianças e compartilhar com os pais periodicamente - nas reuniões ou em conversas rápidas na chegada ou saída das crianças da pré-escola. Oriente-os para que respondam objetivamente as dúvidas dos pequenos e dê o exemplo. Se a criança tem um colega com deficiência intelectual na sala, por exemplo, e pergunta "por que ele ainda não fala?", jamais responda que "o colega tem um problema". Explique claramente que ele tem uma deficiência e que ainda não é capaz de falar, porque seu ritmo de aprendizagem é mais lento. Lembre também que a ajuda da criança é muito importante para que o seu colega também aprenda. Esse tipo de atitude estimula o respeito à diversidade e a eliminação de inúmeras barreiras.

Quando trabalhar - A vida em sociedade

Preveja atividades diárias para que as crianças se relacionem com outras pessoas
Todos os dias na rotina da pré-escola, as crianças precisam ter oportunidades de interagir com adultos e com outras crianças, de diferentes idades. Organize rodas de conversa diárias para que todos compartilhem novidades e torne os momentos de brincadeiras nas áreas externas propícios para novos contatos.
As crianças de 4 anos estabelecem relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e o de outros grupos. Elas também participam de projetos de pesquisa sobre as brincadeiras e hábitos de povos de outras épocas e de outras civilizações. A duração de cada projeto pode variar de acordo com os conteúdos trabalhados com a turma (saiba como trabalhar projetos de natureza e sociedade no item 5.3). Passeios periódicos nos arredores da pré-escola também podem ser coordenados por você, para que todos analisem o ambiente e comparem as mudanças das pessoas que ali vivem em relação ao uso dos espaços. Fotos antigas ou outros registros que ajudem nessa comparação são bons instrumentos para essa tarefa.
Para as crianças de 5 anos, vale reforçar as atividades já realizadas com a turma de 4, mas com ênfase na capacidade de elaboração de explicações mais lógicas para os fenômenos sociais. Um projeto que contribua para que as crianças reflitam sobre a permanência de hábitos e mudança de costumes em outras épocas da sociedade em que vivem, feito com base em entrevistas e relatos de parentes, pode ser um bom mote de trabalho. Rodas de leitura, momentos de pesquisa e produções de texto coletivas também são boas atividades. A turma também pode aproveitar os passeios fora da pré-escola para observar as características das construções e as ações do homem para transformar o ambiente.

3.2.Valorização de diferentes culturas e tradições

Quando as crianças pesquisam outras culturas conhecem contextos diferentes e ampliam seu universo de representações
A pesquisa e as rodas de leitura sobre diferentes culturas contribuem para a aprendizagem dos pequenos. Ao mesmo tempo em que compreendem a lógica da vida em sociedade, as crianças precisam conhecer diferentes tradições e aspectos da cultura. Depois dos 3 anos, as brincadeiras de imitação dos fazeres adultos são bastante significativas e precisam ser estimuladas na rotina da pré-escola. Explore esses momentos para trabalhar temas relacionados a manifestações culturais - no "baú de fantasias" da turma inclua trajes de diferentes épocas e lugares, ou organize cantinhos das nações (gregos, brasileiros, africanos etc.) na sala de atividades, por exemplo.
Nessa etapa da Educação Infantil, orientar atividades de pesquisa sobre as diferentes culturas também é muito importante. Você pode coordenar rodas de leitura, elaborar jogos, acompanhar as crianças em pesquisas no computador e em entrevistas com adultos e outras crianças de diferentes idades. Atividades de observação e de registro coletivo dos estudos realizados pela turma mostram, desde cedo, procedimentos de investigação e contribuem para as aprendizagens acerca dos hábitos e costumes de diferentes povos - o que será desenvolvido posteriormente, nas disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental.
Danças típicas, festas da comunidade, gastronomia, lendas, crenças, moda, formas de organização social e a moradia de outros povos são alguns temas frequentes nas turmas de 4 e 5 anos.

Quando trabalhar - Valorização de diferentes culturas e tradições

Vivenciar diferentes papéis no dia a dia da pré-escola ajuda a perceber a riqueza da diversidade
Se na rotina da pré-escola as crianças são levadas a pensar sobre as diferentes formas de organização social, sobre os hábitos, costumes e tradições de vários grupos de pessoas, cabe a você possibilitar que os pequenos vivenciem diferentes papeis e ampliem seu repertório.
Para o dia a dia, organize os cantos da sala de atividades com fantasias, brinquedos e cenários que remetam a diferentes culturas. A cada mês você pode renovar os cantinhos e inserir novas propostas, de acordo com as aprendizagens da turma. É muito importante que as crianças experimentem situações variadas: trabalhem com brincadeiras de outras épocas, tenham acesso a alimentos de diferentes culturas, analisem os trajes e o modo de vida de diferentes nações.
No calendário anual também é possível desenvolver alguns projetos tendo datas comemorativas como inspiração. Dedicar o mês de abril para estudar as tradições de diferentes tribos indígenas ou realizar um projeto sobre as danças típicas de cada região do Brasil no mês de agosto podem ser boas estratégias de planejamento - mas atenção para evitar os clichês na abordagem desse tema. Ofereça espaço para que as crianças pesquisem e proponha perguntas que despertem o interesse da turma. Com essas ações as crianças de 4 e 5 anos compreendem a própria cultura e comparam-na com outras, sempre em uma perspectiva de valorização da diversidade.

3.3. Exploração do entorno
Conhecer a localização das pessoas e dos objetos de uso cotidiano para desenvolver a noção de espaço
A exploração dos objetos e dos espaços do entorno ajudam as crianças a formular as primeiras noções de espaço. Ao explorar espaços e objetos na pré-escola, a criança aprende que nada é isolado e que os sistemas naturais e sociais estão intimamente relacionados. Estudar ambientes e contextos de vida variados faz com que os pequenos ampliem sua visão de mundo. Quanto mais eles conhecem espaços diferentes de onde vivem, o mundo se torna mais acessível e funcional - as crianças conhecem a diversidade cultural e começam a estabelecer comparações entre sua cultura, seu lugar e o do outro.
Algumas atividades possíveis na rotina da pré-escola propiciam que as crianças aprendam a se orientar e possam explorar os espaços da escola. Até os 5 anos, é importante que elas dominem a localização das pessoas (onde fica a professora, a merendeira, a diretora), dos espaços da pré-escola (a cozinha, os banheiros, a enfermaria, a sala de leitura etc.) e dos objetos habituais (canecas, escovas de dente, brinquedos, livros). Estimule que façam perguntas cada vez mais complexas e ofereça boas respostas. Incentive também os momentos de pesquisa, de conversa com a turma e não deixe de apresentar imagens de outros espaços e objetos que ainda não são comuns no dia a dia das crianças para que elas se familiarizem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, é "a partir de sua interação com os objetos e mediada pelo convívio com as outras pessoas, por informações veiculadas através dos meios de comunicação e por imagens que capta visualmente, que a criança elabora noções onde se misturam a fantasia, o pensamento mágico e algumas tentativas de formulação lógica". Por isso, quanto mais oportunidades os pequenos tiverem de exploração e experimentação organizadas e mediadas pelo professor, maiores são as chances que eles têm de ressignificar as próprias hipóteses. E é assim que, aos poucos, as crianças constroem e ampliam seus conhecimentos científicos.
Para estimular essas situações, uma opção é organizar cantos variados para as brincadeiras nas salas de atividades. Planos de trabalho que envolvam a construção, a experimentação e a investigação de situações de observação e análise de determinado fenômeno, organizadas pelo professor na sala de atividades ou no parque são muito bem vindas. E não se esqueça de envolver as crianças nesse processo. A participação delas é importante para que aprendam a conservar os materiais de uso coletivo e individual. No eixo natureza e sociedade é fundamental que todos interajam com ambientes variados e com as pessoas que neles habitam.

Exploração do entorno
A rotina contempla atividades de transformação de materiais e análise das mudanças no ambiente
Atividades de exploração estão presentes todos os dias na rotina da pré-escola. Para as turmas de 4 e 5 anos, trabalhe as diferentes propriedades dos objetos e suas possibilidades de transformação, com níveis progressivos de dificuldade. Nos planos de trabalho, elabore experiências com misturas de materiais (água e óleo ou água e areia, por exemplo) e instigue os pequenos a perceber as diferenças de forma, cor e gosto. Momentos diários de contato com livros fazem com que as crianças adquiram comportamentos leitores (mesmo que ainda não saibam ler). Alterne contações de histórias feitas por você a momentos em que os pequenos possam explorar os exemplares livremente.
Para orientar a exploração dos espaços, confira pequenas responsabilidades às crianças de 4 e 5 anos para que ajudem a organizar as salas da pré-escola e aprendam a encontrar e guardar objetos de uso constante e comum - brinquedos, canecas, materiais de higiene etc. Vale, também, organizar passeios pelos outros espaços da escola e também pelo bairro ou outros espaços da cidade algumas vezes no ano. Análises das mudanças no clima, das moradias e das transformações no meio ambiente são estimuladas por você e apoiadas por registros feitos em grupo, imagens e outros materiais.
                         
3.4. Observação de fenômenos naturais
Propor experiências instigantes leva à reelaboração de hipóteses e favorece explicações cada vez mais lógicas
Algumas brincadeiras ao ar livre contribuem para que os pequenos observem os fenômenos da natureza. A partir dos 2 anos de idade, em média, as crianças começam a incorporar algumas noções de direção e de orientação espacial como dentro/fora, no alto/embaixo, direita/esquerda, desde/até ou dia/noite. Compreender os fenômenos naturais implica, em primeiro lugar, a elaboração dos conceitos de tempo (duração, sucessão e ritmos) e de espaço, que são especialmente trabalhados na pré-escola - embora sejam revistos ao longo de toda a vida, de acordo com as experiências que vivemos e que caracterizam o ritmo de cada um de nós.
O processo de construção dessas noções de tempo se desenvolve na medida em que a criança percebe que alguns fenômenos são alheios à nossa vontade e têm ritmos próprios. E é na interação com outros parceiros mais experientes, como você ou as outras crianças, que os pequenos passam a refletir sobre esses fatos, fenômenos naturais ou situações sociais observadas, para então elaborar ideias sobre eles.
É importante lembrar que o trabalho com os fenômenos naturais deve ir além da mera contemplação ou observação factual. De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, trabalhar com situações que envolvam o conceito de transformação (culinária, misturas, mudanças de estado da matéria), características da Química, assim como questões relacionadas ao movimento, às tecnologias e à produção de energia, relacionadas à Física, podem ser desenvolvidas em planos de trabalho e em projetos desde a pré-escola - adequando-se os conteúdos às possibilidades das crianças, sem deixar de propor atividades desafiadoras.
Diz o documento: "brincar com sombra, descobrir se um objeto flutua ou não e criar teorias sobre isso, deslocar objetos em superfícies planas e inclinadas variando a velocidade e observando os resultados são bons exemplos de atividades que devem ser realizadas na Educação Infantil para mediar a apropriação do conhecimento científico pelas crianças".
Assista aos vídeos:
Observação de fenômenos naturais
Proponha projetos que possibilitem formular hipóteses e aprender procedimentos de pesquisa
De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, "a apropriação de conhecimentos elaborados pelas ciências naturais e sociais envolve a aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos que constituem práticas culturais de indagar, selecionar e elaborar conhecimentos que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias entre as pessoas".
Por isso, na observação e investigação sobre os fenômenos da natureza é fundamental estruturar atividades de análise e de pesquisa, em que as crianças possam usar os conhecimentos que já têm para expor hipóteses e reformulá-las com base em novas aprendizagens. Um dos objetivos deste trabalho é que os pequenos incorporem alguns procedimentos de pesquisa e registro científico desde cedo e consigam responder às situações-problema propostas com explicações lógicas.
Invista em experiências variadas no dia a dia da pré-escola, em ambientes fechados (como estudar as mudanças de estado físico, no plano de trabalho 5.2.6) ou ao ar livre (como na experiência de trabalho com o vento, no item 8.6 deste roteiro) e elabore projetos que demandem o acompanhamento dos alunos - como a construção de um terrário (item 8.5) para observação do desenvolvimento das plantas e do ciclo de vida de pequenos animais.
Atividades que envolvam a percepção das mudanças no próprio corpo também são desejáveis na rotina. Estimule que os pequenos compartilhem gostos e descobertas ao comparar as próprias alturas, o crescimento dos cabelos ou os alimentos favoritos de cada um.

3.5. Acompanhar o desenvolvimento de animais e plantas

Investigar os animais e observar o crescimento das plantas conduz a descobertas importantes
Registrar as observações é importante para acompanhar o ciclo de vida de animais e plantas
Curiosidade e observação são palavras-chave para garantir as aprendizagens no eixo natureza e sociedade ao longo da pré-escola. Regar plantas e acompanhar seu crescimento, analisar o trabalho das formigas no jardim da escola ou, ainda, cuidar de uma mascote da turma são algumas das atividades desejáveis para as crianças de 4 e 5 anos.
O estudo dos seres vivos, realizado por meio de procedimentos de coleta de dados, análise e investigação, ajuda a criança a assumir pequenas responsabilidades e faz com que aprenda a lógica do ciclo de vida de animais e plantas. É importante que ela consiga comparar diferenças e semelhanças entre diferentes espécies, estabeleça regularidades para algumas etapas de desenvolvimento e alguns eventos da vida desses seres e relacione essas características às necessidades de cuidado e de um hábitat adequado para a sobrevivência.
Com a sua ajuda, as crianças vão entendendo que o meio não é apenas o ambiente próximo a elas - a casa, a pré-escola ou o parquinho. Quando propomos um estudo sobre plantas ou animais, mostramos aos pequenos que há outras formas de vida e de organização que são diferentes das nossas no tempo e no espaço, e que essas formas de vida são analisadas com base em representações que estão intimamente ligadas ao nosso modo de ver o mundo.
Dê a devida atenção às hipóteses apresentadas pelas crianças e ofereça a elas conteúdos desafiadores sempre. Isso contribui para um trabalho mais rico, em que o conhecimento e a valorização de diferentes formas de vida levam a condutas conscientes sobre a necessidade de preservação do ambiente.

Acompanhar o desenvolvimento de plantas e animais
Cultivar espécies ou adotar um bichinho dá origem a atividades de observação e registro
Sequências de atividades e projetos relacionados à observação de animais e plantas ajudam as crianças da pré-escola a compreender as regularidades no desenvolvimento dos seres vivos, a comparar semelhanças e diferenças entre espécies e, por consequência, aprender noções de cuidado e de preservação. Adotar um animal como mascote na turma pode originar um bom projeto para estudar o comportamento dos animais e cuidar deles. Mas uma ação como essa só pode ser desenvolvida em comum acordo com as famílias das crianças, já que é recomendado fazer um revezamento para tomar conta do bichinho nos finais de semana.
O trabalho com as plantas pode ser mais simples e gerar atividades de observação e de registro diárias. Fazer com que as crianças percebam as plantas que se desenvolvem no mesmo ambiente que elas e cultivar algumas espécies na sala de atividades são boas sugestões.

Avaliação

Observe como os pequenos transformam suas hipóteses com base nas experiências da rotina
Possibilite que as crianças descubram coisas novas e acompanhe como elas reelaboram as próprias hipóteses depois de investigá-las melhor

Registrar as atividades realizadas em um caderno, anotar as descobertas e avanços dos alunos e criar um portfólio dos trabalhos realizados, com fotografias das experiências vivenciadas pelas crianças são excelentes meios de avaliar as aprendizagens das crianças no eixo natureza e sociedade na pré-escola. É certamente uma abordagem mais interessante que a tradicional ficha de avaliação bimestral ou trimestral com uma lista simplificada das atividades desenvolvidas e classificações como "muito bom", "razoável" ou "precisa melhorar". Geralmente, esse é um tipo de avaliação muito vago para a Educação Infantil.

Na hora de avaliar o que os pequenos aprenderam é muito importante manter o foco nas conquistas de cada criança. Não se deve comparar as aprendizagens do João às da Maria como se fossem iguais. Na pré-escola, o desenvolvimento se dá em ritmos diferentes para cada um e isso deve ser valorizado. Vale recuperar nos registros quais conhecimentos essas crianças tinham quando chegaram da creche ou sinalizar quando o primeiro contato delas com a escola foi aos 4 anos, já na pré-escola.

Você pode ordenar os registros e organizar perguntas específicas para cada um dos blocos mencionados em "o que trabalhar" (item 3 deste roteiro): a vida em sociedade, a valorização de diferentes culturas e tradições, a exploração de objetos e dos espaços, a compreensão de fenômenos naturais e o contato com diferentes animais e plantas. Algumas perguntas que podem te ajudar a sistematizar a avaliação são: a criança é observadora e faz perguntas sobre objetos, situações e fenômenos observados? Ela fala sobre as experiências vividas no ambiente familiar? Sabe reconhecer e nomear os animais? Ajuda os colegas a cuidar das plantas da escola? Reconhece e consegue dar explicações, a seu modo, para os fenômenos naturais? Essas explicações se tornaram mais lógicas ao longo do ano? A criança se interessa pelas atividades de pesquisa e de exploração propostas? Vale lembrar que as aprendizagens das crianças serão mais ricas se você oferecer a elas boas oportunidades de experimentar e descobrir coisas novas. Tenha isso em mente na hora de fazer o planejamento anual.

                         Assistindo o vídeo: Natureza e Sociedade (alunas da 4ª série Magistério 2014)






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